quarta-feira, 29 de abril de 2009

Os sete sacramentos VI - A Santa Unção

"Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração feita com fé salvará o doente e o Senhor o restabelecerá e, se tiver cometido pecados, estes lhe serão perdoados."
Tg 5,14-15




A Santa Unção é o sacramento que confere uma graça especial, unindo mais intimamente o doente à Paixão de Cristo, para o seu bem e de toda a Igreja, dando-lhe conforto, paz, coragem, e também o perdão dos pecados, se o doente não se pode confessar.
Esta Unção prepara o doente para a passagem à Casa do Pai, ou seja, é dado a pessoas que sofram de uma doença grave e em estado terminal, ou se encontrem perto da Hora da sua Partida - cito aqui a Vanessa, do Dar+, que, sobre este assunto, menciona o seguinte no e-mail que me enviou acerca de uma das catequeses: «
Falando por palavras mais simples, é quando o padre "diz" à pessoa doente ou já no fim da sua vida que todos os seus pecados serão perdoados e que se orgulha de que essa pessoa seja filha de Deus. Depois de todas as palavras de carinho, de orgulho do padre perante a pessoa doente, esta ficará em paz e poderá ir para junto do Pai sabendo que foi perdoada de todos os erros e pecados que cometeu.».
A celebração deste sacramento consiste essencialmente na unção com óleo benzido na fronte e nas mãos da pessoa, acompanhada da oração do sacerdote, que implora a graça especial deste sacramento.

A título de curiosidade (e agradecendo uma vez mais à Vanessa, pelo e-mail esclarecedor que me enviou, há já algum tempo atrás), este sacramento possuía, antigamente, a designação de "Extrema Unção", uma vez que era administrado a pessoas que se encontravam já no fim da sua vida. Uma vez que, ocasionalmente, se concretizavam determinados casos em que as pessoas acabavam por recuperar, a "Extrema Unção" passou a designar-se "Santa Unção". Convém notar que este sacramento pode ser dado várias vezes à mesma pessoa, contudo com determinadas ressalvas - este sacramento só pode ser administrado em casos de risco muito elevado, e com fortes probabilidades de conduzir a pessoa em questão à morte.

A Santa Unção é, sem dúvida, uma bela manifestação do perdão e da aceitação de Deus perante todos. É a Derradeira Purificação da alma, que não deve ser encarada negativamente, mas sob a perspectiva de que as Portas do Reino de Deus se abrirão brevemente...

Cumprimentos ao Dar+!

Sem comentários: