quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os sete sacramentos IV - A Comunhão

"Para receber a sagrada Comunhão é preciso estar plenamente incorporado à Igreja católica e em estado de graça, isto é, sem consciência de pecado mortal. Quem tem consciência de ter cometido pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes da Comunhão. São também importantes o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e ainda a atitude corporal (gestos, trajes), como sinal de respeito para com Cristo."

in Compêndio do Catecismo da Igreja Católica


A Comunhão é um dos sete sacramentos da Igreja. É um ritual solene, detentor de um forte simbolismo, na medida em que a hóstia é apresentada como figura do corpo de Cristo. O cristão, ao recebê-la, reforça a sua união com Cristo e a Igreja - este sacramento traduz-se na extensão, conservação e renovação do compromisso iniciado no Baptismo e plenamente assumido no Crisma, perdoando e protegendo o Cristão dos pecados.
A sagrada Comunhão é, em suma, um renascer a cada dia, é a afirmação e a defesa do Bem no seu sentido pleno, ao mesmo tempo que relembra Cristo e os seus ensinamentos. Ao tomarmos a hóstia, recordamos o compromisso que fizemos de viver em harmonia com a palavra de Deus, de cultivá-la, de engrandecê-la através das acções. Nestas ocasiões, afirmamo-nos como verdadeiros Cristãos.

Sem comentários: