sexta-feira, 17 de abril de 2009

Os sete sacramentos II - A Confirmação

"A Confirmação completa a graça baptismal; ela é o sacramento que dá o Espírito Santo, para nos enraizar mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais solidamente em Cristo, tornar mais firme o laço que nos prende à Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada de obras" (in Catecismo da Igreja Católica 1316). Os adultos recebem a Confirmação juntamente com a Eucaristia. Quando o Baptismo é administrado habitualmente às crianças, a Confirmação é administrada na adolescência, como sinal de capacidade de assumir as suas próprias decisões.


A Confirmação é administrada aos jovens como "sacramento da maturidade cristã", dado que, ao serem baptizados em crianças, foram os pais e padrinhos que pronunciaram a profissão de fé. Agora que começam a viver e a agir de forma independente, pronunciam eles próprios o seu "sim" à comunidade de fé que os integrou pelo Baptismo. Deste modo, ao proclamarem a sua disponibilidade para com Ele, assim como a vontade de não negar a sua fé, declaram o seu consentimento para se comproeterem em favor da Igreja e para ajudarem os seus irmãos e irmãs.
Tal como o Baptismo, a Confirmação imprime também à alma um carácter espiritual, um selo indelével; é por isso que não podemos receber este sacramento mais do que uma vez. O dom do Espírito Santo torna aquele que o recebe capaz de converter-se em "sal da terra e luz do mundo" (Mt 5,13-14), de testemunhar Jesus Cristo, através da sua vida e dos seus actos, de tal modo que todos pensem: é um cristão que fala e age como tal.

Vamos todos agir como verdadeiros Cristãos?

3 comentários:

Ines Neves disse...

Este é um dos pontos que nos distingue dos Cristãos Evangélicos..eles apenas têm o baptismo e fazem-no na adolescência...pela altura do nosso Crisma/Confirmação. E, na minha opinião, penso que é necessário. É sempre bom termos um acompanhamente desde início. Mas, atenção, não se confunda em os pais e padrinhos em nos acompanharem com o obrigarem...


Beijinho*
E rápidas melhoras xD*

Filipe disse...

Efectivamente. Além disso, penso que o facto de termos o crisma a uma altura da vida mais avançada, nos permite tomar plena consciência daquilo a que nos propusemos antes (é verdade que o baptismo na infância é importante, mas temos de admitir que, quando somos bebés, não somos nós quem verdadeiramente aceita ou faz a promessa, já que não estamos plenamente cientes do que se passa). Penso que, com o crisma, chegamos a um momento em que reflectimos melhor sobre o nosso objectivo e os nossos ideais, e decidimos de acordo com as nossas convicções. No crisma, penso que mostramos verdadeiramente que estamos dispostos a aceitar o desafio que o Cristianismo nos coloca: vivermos de acordo com a Palavra e os ensinamentos de Deus.

Obrigado! :D
Filipe C.

Inês Neves disse...

Exactamente...
(nada a acrescentar)
xD

Beijinho*