quarta-feira, 15 de abril de 2009

Os sete sacramentos I - O Baptismo

A Igreja celebra - como legado sagrado do Senhor - sete sacramentos. Estes são ordenados à vida e à fé de cada pessoa. Neles e através deles, Jesus oferece-Se aos homens. Por este dom gratuito, o homem pode estar seguro da sua fé e da sua esperança, do seu acto de amar e ser amado. É de notar que o número de sacramentos existentes é 7, um número com profunda simbologia, possuindo várias acepções, de entre as quais se contam a perfeição e harmonia.




O Baptismo

"Arrependei-vos e cada um de vós seja baptizado em nome de
Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois recebereis do Pai o dom do Espírito Santo"

Act 2,37-38

O Baptismo é o sacramento comum a todos os cristãos. Estabelece uma relação pessoal com Jesus. Significa também a inserção na comunidade dos fiéis, a Igreja. Realiza o perdão dos pecados e marca o início duma nova vida como irmão ou irmã de Jesus Cristo, filho ou filha de Deus.
Qualquer pessoa pode receber o Baptismo, sendo esta celebração válida para sempre. Não é possível anulá-lo. Nenhum pecado suprime a aliança selada pelo Baptismo.
Quando os pais e padrinhos trazem uma criança junto à pia baptismal, querem transmitir-lhe não apenas a vida mas também a fé, e prometem conduzir e acompanhar essa criança no caminho da fé.

Deste modo, conclui-se que este sacramento é bastante importante na vida espiritual de um cristão - representa o abandono da vida antiga, o renascer do homem, a abertura e o começo do caminho iluminado por Deus, que conduz à salvação.

2 comentários:

PM disse...

Boa Filipe, è isso mesmo!
;p
Um abraço
PM

Filipe disse...

Hehe, obrigado! Ao longo dos próximos dias postarei acerca dos outros sacramentos!
:D Um abraço...!

Filipe C.