domingo, 4 de novembro de 2007

(Tentativa de) Explicação!

Face ao comentário da Catarina ao post anterior gostava de deixar aqui umas palavras.

Catarina disse...

Tenho uma opinião que difere um pouco das dadas.
E vou expo-la usando exemplos e realidades:
Quantas crianças rezam e pedem a Deus que lhe dê pão para comer, ou água para beber?
E Quantas pessoas pedem a Deus para que as salvem de torturas e escravaturas?
'Se Me ouvisses, se rezasses, tudo seria melhor na tua vida.'

Será que sim?
será que essas pessoas não rezam e não tentam ouvir Deus?
'E passaste o dia sem te lembrares de Mim!...'
Essas pessoas, passam o dia a lembrar-se de Deus.
e no entanto parece que Ele nao os ouve.
(é so a minha opiniao, as minhas duvidas...e esta é uma das razoes pelo qual no jogo fui para o canto 'não sei')
Beijo, catarina simões(11ºano)

Olá Catarina. De facto, tocas pontos interessantes...
Mas vê lá com atenção: Poderíamos dizer que se não rezássemos o mundo estaria bem pior... Mas não vamos por aí.
Deus não tem braços, não tem pernas. Somos nós - Cristãos, Homens, Dar +, ;) - os seus braços, as suas pernas.
E o que fazemos para ajudar? Os problemas do Mundo são criados pelos Homens.
A guerra do Iraque, na antiga Jugoslávia, as favelas do Brasil, a fome do Darfur (entre outros (infelizmente) exemplos) não são culpa de Deus!
Os Homens, fruto da ganância, do querer ter, da riqueza a todo o custo, estão a borrifar-se para os outros! Gasta-se mais em armamento do que na educação!
E o que se gasta na saúde? Se calhar é mais vantajoso, para as grande multinacionais, arranjar medicamentos que atenuem a doença do que propriamente a cure!
Deus não tem culpa! E sofre connosco, e se calhar, mais do que nós!
Quanto à escravatura e tortura, o que Deus pode fazer?
Sabes, Ele deu-nos uma coisa chamada de LIVRE ARBÍTRIO. Basicamente Ele deu-nos a liberdade de fazermos tudo o que nos der na real gana! Mas disse, também para nos amarmos uns aos outros... Achas que os Homens o fazem??
Por exemplo, temos uma amiga cá de Ílhavo, a Teresa, que esteve em Angola em missão. Ia lá estar um ano! Isso, um ano!
Deixou a família, amigos, namorado, emprego, para ir ajudar a construir um mundo melhor em Angola! Sabes o que aconteceu? O estado angolano recusou-se a renovar-lhe o visto de permanência! Sabes porquê? Porque não interessa que o povo tenha cultura, que veja as injustiças, que lute por uma vida melhor! Interessa que trabalhem (os que podem) de sol a sol em condições muito más. Interessa que não tenham voz, interessa que não tenham nada!
Onde está Deus? Está no coração da Teresa, que respondeu e disse: Eu vou para Angola em missão!
Onde está Deus? Está nos exemplo dessas pessoas que sofrem, e mesmo assim, continuam a acreditar e a rezar e cada vez com mais fé!
E os Homens onde estão??
E tu onde estás??
Um beijinho
Pedro

PS: A "nossa" Karina, esteve um ano em Timor, porque quis ser os braços e as pernas de Deus!
Responde: Onde esteve Deus?? Acho que entendes...

6 comentários:

Anónimo disse...

Compreendo esse ponto de vista e realmente faz um certo sentido.
São os homens que criam as guerras e a fome, a tortura, etc. Não é Deus.

[i]'Onde está Deus? Está nos exemplos dessas pessoas que sofrem, e mesmo assim, continuam a acreditar e a rezar e cada vez com mais fé!'[/i]

Essas pessoas que sofrem e no entanto continuam a ter fé.
Fé em Deus?Fé na salvação?
Não sei, é estranho pensar nisto, porque afinal se Deus é omnipotente, omnipresente, etc. não poderia Ele evitar estas desgraças?
Sim é verdade, Sao os homens que fazem com que estas desgraças se dêm. São egoistas. Admiro muito as pessoas que têm a força/coragem de abdicar da sua vida propria, famila, etc para ir ajudar os outros, salvar os outros.
Mas onde é que Deus intervêm aqui?


[i]'Ele deu-nos uma coisa chamada de LIVRE ARBÍTRIO'[/i]

Ele deu-nos a liberdade de decidirmos o que fazer. E por isso é que há a obesidade, e pessoas a morrer a fome. há contraste sociais que chocam e que a maior parte das pessoas nao tem a minima noção disso(incluindo eu).


[i]'Onde está Deus? Está no coração da Teresa, que respondeu e disse: Eu vou para Angola em missão!'[i]
É aí que está Deus?
no nosso coração?
então será que está também no coração daqueles que matam?
Se sim, porque é que esse também não ajudam? ah sim, por que têm a liberdade de escolher.
Entao e o coração daqueles que sofrem também está Deus?
sim? Então os que sofrem não têm liberdade de escolher? Tenho a certeza que se tivessem não escolheriam sofrer.




[i]'E tu onde estás??'[/i]
Eu estou em casa no computador, a comer bolachas, ou no Cinema com um grande balde de pipocas e uma sumol, ou entao a comprar roupa...
Também sou egoista. Onde está Deus? no meu coração? Não o ouço!


(Não esperava ver aqui uma resposta ao comentario, mas ainda bem que está. São as duvidas wue tenho, e que talvez com o tempo venha a conseguir esclarece-las.) :) Um beijo .

PM disse...

Olá Catarina! É para isto que o nosso blog serve! Para falarmos, discutirmos, mostrar as nossas dúvidas, certezas...
Todos os comentários, desde que pertinentes, têm direito de resposta e esclarecimento! Agora não é colocar dúvidas e depois não querer estar aberto à resposta (não me parece ser o teu caso).

Agora, respondendo a um das tuas questões deixa-me colocar as coisas desta forma: Eu acredito em Deus! Assim, e reduzindo ao absurdo, acredito que todos aqueles que sofrem injustamente, são ouvidos no preciso momento em que se encontram face a face com Deus!
Por isso é que temos um Deus, não para a vida terrena, mas também para a vida no Céu (seje ele onde for...)
Um beijinho
Pedro

PS: Parabéns por inaugurares este momento de partilha! Agora faltam os outros!!

Jorginho disse...

Acho que as pessoas que fazem voluntariado...tem as melhores intençoes...
mas...
acho que nao veem bem a realidade como ela é...
Nao é uma pessoa que vai mudar o Mundo...
Nao é um grupo que vai mudar o mundo...
Nao sou eu (nem tu) que vamos mudar o mundo...
Nem todos juntos vamos conseguir mudar o mundo...
O Mundo nao vai mudar...
guerras sempre houve...la no tempo dos Afonsinhos...era por causa de reinos...agora é por causa de outras coisas...
;)
talvez venha outro meteorito...e começe tudo outra vez do 0(zero)...
[]&*

PM disse...

Concordo contigo Jorge! De facto quem faz voluntariado não vê bem a realidade do mundo! Fazem o bem, ajudam, salvam vidas (nem que seja uma vale a pena!)etc, etc, e depois não são compreendidos nem valorizados! E até "convidados" a sair do país(como foi com a Teresa!)
Mas acredita numa coisa: consegue-se mudar o mundo! E houve muitos meninos de rua que hoje são adultos que conseguiram sair da pobreza... Graças a quem? Aos missionários e voluntários...
Quanto às guerras, se eu começar por não as fazer na minha casa, com os meus irmãos/pais, nas escola com os colegas/profs, já estamou a dar um passo (mesmo que pequeno) para a Paz! E assim o mundo melhora!
Finalizando, tenho pena de não poder contar contigo para mudar o mundo! Mas olha que podem contar comigo! E podes não acreditar, já fiz coisas que ajudaram a que este o mundo fosse um lugar melhor...
Mas isso sou eu que acredito na nossa força de jovens, na nossa irreverência e no apoio de Deus!
Pedro

Anónimo disse...

Concordo contigo Pedro.

Acho que nós jovens temos o dever, ou principal missão de começar a ciar a paz, acho que depois isso se torna uma bolade neve que vai crescendo.

Luís

Anónimo disse...

Catarina, Luis Duarte e Jorginho, essas pessoas todas fazem todas um trabalho fabuloso e nelas podemos encontrar esse Deus que cativa... que nos apaixona. Mas sabem de uma coisa e lembrem-se disto, Deus está em cada um de vòs e revela-se da mesma forma, como a quem faz voluntariado... eles não são mais importantes que vocês, portanto ele está bem dentro de vocês... têm que aprender a escutá-lo, a descobri-lo... Não acreditem em frases feitas e clichés pré-defenidos... escutem os vossos corações, descubram-no à vossa maneira, aos poucos, não o queiram ter de uma vez só... Se cada se disponibilizasse a ouvi-lo... não teriamos nós um mundo melhor... Tu, Catarina, Tu, Luis Duarte e Tu, Jorginho...