terça-feira, 5 de maio de 2009

Os sete sacramentos VII - O Matrimónio

"Deus, que é amor e criou o homem por amor, chamou-o a amar. Criando o homem e a mulher, chamou-os, no Matrimónio, a uma íntima comunhão de vida e de amor entre eles, «de modo que já não são dois, mas uma só carne» (Mt 19,6). Abençoando-os, Deus disse-lhes: «sede fecundos e multiplicai-vos» (Gn 1,28)."
in Catecismo da Igreja Católica


O sacramento do Matrimónio é aquele pelo qual duas pessoas se unem de forma permanente - é a criação de um forte laço que se mantém até ao fim da vida.
É amando que o homem se torna plenamente o que ele é. Pois Deus - que é Amor - criou-o à sua imagem: homem e mulher (Gn 1,27). Quando um homem e uma mulher se encontram, se amam, já não querem viver um sem o outro; então, prometem fidelidade para toda a vida. Ambos administram mutuamente o sacramento do Matrimónio. E porque não se trata somente do amor destas duas pessoas, mas também do amor de Deus, fazem esta promessa em público, diante do padre que representa a Igreja e das testemunhas. A sua união é selada por um dom mútuo entre ambos: tornam-se "um só corpo e uma só alma" encontrando assim a sua plenitude e a felicidade.
O Matrimónio é uma aliança para toda a vida. Através desse sacramento, duas pessoas unem-se de forma irreversível, encetam uma ligação fecunda e permanente, criam o laço imortal conferido pelo Amor e que se prolonga indefinidamente, até ao fim das suas vidas e mesmo para além delas. O Matrimónio é, por isso, um sacramento de carácter muito importante, apenas devendo ser conferido em situações de verdadeiro Amor. É necessário ponderar muito bem antes de dar um passo tão importante. Além disso, ao lhes ser conferido o sacramento do Matrimónio, as duas pessoas ganham a protecção de Deus, que os encaminha na educação responsável dos seus filhos na vida cristã e no cultivo dos valores transmitidos pela Palavra de Deus.



Conclusão

Os sete sacramentos são cerimónias solenes, cada uma com carácter distinto, mas que se completam, no sentido de constituírem marcos importantes na vida de um cristão. Tais celebrações devem ser encaradas séria e respeitosamente, pois cada uma delas é um passo em direcção à unificação da alma, à elevação do espírito: cada sacramento é um passo em direcção ao Senhor.
Vivamos então como verdadeiros cristãos, e prestemos atenção à Palavra de Deus que, de tão intemporal que é, se apresenta como sendo a revelação fiel e única do que foi, do que é, e do que há-de ser.

7 comentários:

Vanessa Ferreira disse...

Filipe Meu Queriiiiido. «3
Todos os sabados levamos raspanetes por nao virmos aqui comentar '$ Fogo, qqr dia ate somos expulsos de lá pra fora :|

Vah, mas eu nao me deixo expulsar '$ Ainda lá quero estar quando fores ter connosco e sabermos qe finalmente estas bem.
Admiro a tua força.. a Tua capacidade de lutares contra o mal que te apanhou desprevenido :D é essa força que precisamos de ver e de sentir. És um exemplo pra qqr pessoa. '$

Ahh e pra que saibas eu nao falo contigo, ou melhor nao consigo entrar em contacto contigo, porqe o senhor TU qnd entras no msn, nunca entras online, e a vanessa nunca sabe qnd pode falar ou nao. E ja sabes qe ando sem telemovel 93 =/ ou senao teria mandado msg a ti sempre qe pudesse. Desculpa Filipe +.+
Espero que estejas bem melhor do que te vii da ultima vez.. aqela visita la a casa nao foi por um motivo la muito bom, mas sempre deu para estar contigo :$
Um beijinho' E terás sempre a nossa força para que consigas vencer totalmente essa fase da tua vida..

Nunca te esqeças.. A TUA FORÇA É A NOSSA FORÇA.

Foste tuu que nos deste muitas liçoes de vida '$ Desde lutar, desde nunca desistir, ate Vencer.
A vitoria será tuua Qeriido :$
Adoro'te Filipe Cachide «3

PM disse...

Antes de mais, parabéns Filipe por este teu trabalho! Estás a ver como consegues? Acredito mais em ti do que tu próprio? Estou muito orgulhoso de ti! Por tudo. Pela tua força, determinação, Fé, coragem, exemplo!
De certeza que todo o Dar+, sente a tua falta, e está ansioso para que voltes, com a tua alegria, presença e, porque não, testemunho.
Mais uma vez parabéns e obrigado!

Para a Vanessa: ès uma bufa! Tens alguma coisa que andares a dizer que vos dão na moleirinha, por não passarem por aqui?? Depois conversamos... :p

Para os outros Dar+: Que vos hei-de dizer mais??? :( É pena a vossa (não) participação...

PM

Anónimo disse...

Olá Filipe!
É verdade..O Pedro está sempre a dar-nos na cabeça!
Antes de mais..O trabalho que aqui tens feito tem sido espectacular! Estes textos são delicias a ler!! Aprecio-os muito..=)
Eu até venho ao blog várias vezes..Mas tenho tido preguiça para comentar..Mas aqui está!! (Pedro..Já não te podes queixar!! Ahh e qual é a tua de andares a falar das pessoas que levam cinco latas de cerveja na mão..!? =P ao todo trouxe 19!!)
Beijinhos e força para ti Filipe! Um dia destes já vais estar lá connosco a aturar o Pedro!!
Ana Baptista

Filipe disse...

*cora e tapa os olhos com as mãos*

Sinto-me honrado com tão ilustres comentários, vindos de tão excelsas pessoas.

Agradeço a confiança, o apoio e preocupação.

E espero poder continuar a contribuir...

Um saudoso cumprimento ao Dar+, grupo de que me orgulho muito!
Filipe C.

Vanessa disse...

Olá Filipe !

Como o Pedro disse, é obvio que todo o Dar+ sente muito a tua falta .. !
Estamos todos ansiosos pelo teu regresso ;)

Os teus textos aqui estao muito bons, é muito bom vir aqui lê-los, passo por ca muitas vezes mas sem comentar (dps o pedro dá-nos na cabeça xD ) .. Mas continua com o bom trabalho !

Estamos todos ctg, Filipe !
Beijinho
Vanessa Marques

WAKE UP MOVEMENT disse...

Bem, antes demais desculpa Filipe, mas o tempo é escaço e só tive opurtunidade de vir comentar hoje!
Por outro lado quero-te felicitar pelo excelente trabalho que tens vindo a fazer!
Espero uqe melhores rapidamente! Sabes que tens todo um grupo que pensa em ti e que te dá força!
Continua! Fernando

Filipe disse...

Muito obrigado!
A verdade é que eu tenho pensado em pôr aqui alguma coisa, mas a verdade é que não tenho tempo.
Este Mês é muito complicado, há muita coisa para entregar... enfim. Mas porei aqui qualquer coisa logo que possa!

Obrigado a todo o Dar+ por ser maravilhoso!

Filipe C.