segunda-feira, 2 de março de 2009

Uma Citação

Olá, meus amigos do maravilhoso grupo do Dar +. Espero que as vossas deambulações pelos curiosos meandros que, no fundo, são a nossa vida, estejam a ser interessantes e enriquecedoras.
É verdade que, ultimamente, não tenho por cá passado, e uma parte deve-se mesmo a mim mesmo.
Peço-vos desculpa por isso.

Vim hoje partilhar algo convosco, breve, decerto, mas penso que significativo. É uma frase, apenas, que aqui deixo para reflectirem. Espero que vos sirva para, pelo menos, pensarem durante alguns instantes.

"Deus é o existirmos e isto não ser tudo."
Fernando Pessoa, in "Livro do Desassossego"


O que pensam vocês disto? Existe algo mais...?

Comentem...

Um cumprimento do
Filipe C.

Nota: desculpem ser à pressa, mas estou com pouco tempo. Noutro dia poderei postar algo mais interessante.

3 comentários:

Anónimo disse...

Li o livro do desassosego do Bernardo Soares heteronimo de Pessos 3 vezes! nao leiam faz mal a toda a sanidade mental!

PM disse...

"A minha imagem, tal qual eu a via nos espelhos, anda sempre ao colo da minha alma. Eu não podia ser senão curvo e débil como sou, mesmo nos meus pensamentos.
Tudo em mim é de um príncipe de cromo colado no álbum velho de uma criancinha que morreu sempre há muito tempo.
Amar-me é ter pena de mim. Um dia, lá para o fim do futuro, alguém escreverá sobre mim um poema, e talvez só então eu comece a reinar no meu Reino.
Deus é o existirmos e isto não ser tudo"
Boa Filipe!....

Eu existo porquê? Quem me criou? Deus?
Eu (re)vejo nos outros Deus. Deus existe, porque existimos. Nós existimos porque Deus existe...

E para além disto, há algo para além da existência (tal como (des)conhecemos). O que será? Eu acredito ser Deus!

Um abraço
PM

Filipe disse...

Penso que, normalmente, andamos tão cegos na nossa vida diária, sem tempo ou, até, vontade de parar um pouco e observar atentamente o que nos rodeia, o papel que a mais ínfima coisa desempenha no Universo, que é um todo em que cada um de nós, por mais pequeno que seja, deixa a sua marca, que pura e simplesmente nos não chegamos a aperceber do que realmente somos.
Seremos nós filhos do acaso, apenas, ou ter-nos-á sido dada a dádiva da existência com alguma finalidade?
Não tenho a certeza de qual seja a resposta certa... mas uma coisa eu acho: Se andamos no mundo, se nascemos, se tivemos direito à vida, ao menos que procuremos desvendar, ainda que superficialmente, o que podemos vir a ser, qual o nosso papel, e qual as nossas possibilidades de escolha. Porque, sim, nós temos o poder de escolher de que lado ficar.

Talvez Deus seja um bom "sítio" para começarmos a procurar...

Filipe C.